domingo, 28 de junho de 2009

A importância das datas eleitorais


Com a definição das datas, agora será possível desenhar com maior rigor o quadro dos actos eleitorais que se aproximam. Legislativas a 27 de Setembro. Autárquicas a 11 de Outubro.

O dia 27 de Setembro, dia escolhido para as Legislativas, é o último domingo do mês, o que dá margem para, no máximo, 3 semanas de campanha a sério. Isto porque o Agosto é um mês complicado para conseguir mobilizações em massa (talvez se assista ao regresso do Pontal com revigorado impacto político como acto de lançamento da campanha eleitoral).

Quanto ás Autárquicas, já se sabia que o governo tinha escolhido o dia 11 de Outubro para a sua realização, trata-se do 2º domingo do mês de Outubro, o que deixa apenas uma semana de intervalo entre Legislativas e Autárquicas. Sem dúvida que o impacto das primeiras sobre as segundas não se deixará de fazer notar. Seria sempre assim (excepto no caso de as datas coincidirem), no entanto tanta proximidade irá com certeza ampliar o efeito de “ricochete”.

Cumpre agora aos analistas políticos e responsáveis das campanhas fazerem a respectiva análise de cenários no sentido de compreender quais os efeitos que uma vitória ou derrota nas Legislativas terá sobre a mobilização do eleitorado para as Autárquicas.

Sem comentários: