terça-feira, 7 de julho de 2009

Branqueamento

Ando perplexo com isto… Não é que tenha a ideia de que o meu actual estado psicológico tenha alguma relevância. Contudo, as razões que fundamentam este meu estado de espírito, penso serem do interesse geral.

Trata-se da versão final do relatório que a Comissão Parlamentar de Inquérito ao BPN vai apresentar à Assembleia da República, que conclui que o Banco de Portugal «não ignorou» nem «permitiu» a situação de inviabilidade do banco. Referindo no entanto que o Sr. Governador do Bando de Portugal deveria ter sido mais «incisivo» e «diligente» na sua actuação.

Vamos lá por partes. Facto: O BPN fez de tudo e mais alguma coisa para fugir à legalidade das operações bancárias, desde a criação de empresas em paraísos fiscais, até à venda de produtos de investimento fraudulentos (vendidos como sendo supostamente seguros). Outro facto: O Sr. Governador do Banco de Portugal, afirmou que deu margem de manobra ao BPN pela credibilidade que o Dr. Oliveira e Costa lhe suscitava, como ex-governante e como gestor. Mais um facto: Perante a Comissão de Parlamentar de Inquérito o Sr. Governador do Banco de Portugal disse não ter meios nem competências para fiscalizar os bancos de forma eficaz. Finalmente, facto conhecido por todos: O BCP viveu e vive dias muito infelizes, sabendo-se que havia de tudo nesse banco, incluindo empréstimos “loucos” ao filho de Jardim Gonçalves, que depois foram considerados com sendo incobráveis.

Ora a minha perplexidade reside no seguinte: Se os Bancos seriam, supostamente, entidades “credíveis”, muito embora não o sejam. Se o “Regulador” não tem meios para regular, baseando a sua fiscalização em e-mails com questões e na credibilidade que os banqueiros possam oferecer ao Sr. Governador. Ainda, se o Sr. Governador deveria ter sido mais «incisivo» e «diligente» na sua actuação… Então os senhores deputados do PS (em maioria na comissão), entendem que está tudo bem e que deve ficar tudo na mesma?

Mas vamos lá ver uma coisa, será que o Sr. Ministro Mário Lino anda no mundo da lua, quando reduz a celeuma à volta deste relatório a uma questão de mera vingança politica sobre o Sr. Governador pelo seu papel em “tramar” o PSD com os números das contas públicas? Pensará ele que somos todos tontos? Lembro-me de uma frase publicitária que dizia que certo produto “lavava mais branco”… Hoje em dia parece ser o PS que “lava mais branco”.

Sem comentários: