segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Senhor Coragem


A mim ninguém me cala! Claro que Manuel Alegre, principalmente nesta fase da vida do partido socialista, nunca pediu nem pedirá licença para se manifestar discordante com as politicas socialmente agressivas de Sócrates, nem este quer atacar os “Alegristas” pois sabe que se o fizer perderá definitivamente a ala esquerda do PS, e muito provavelmente a maioria absoluta nas próximas legislativas.

Dito isto, que é do conhecimento comum, fica agora uma apreciação mais pessoal sobre o que Manuel Alegre foi dizer à Aula Magna, perante um auditório repleto de gente de quase todas as esquerdas, Socialistas, Bloquistas, e ainda, muito interessante, um ou outro PSD. Assim, e muito ao invés do que pensa o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, pessoa muito mais inteligente e conhecedora que eu, não penso que o PSD possa ganhar as eleições com a eventual criação de um partido à esquerda do PS, federador da esquerda descontente com o governo de Sócrates.

Isto porque, ao contrário do que defende o Ilustre Professor, penso que o PSD não ganhará eleição alguma pelo defeito ou virtude de terceiros, ou por qualquer conjuntura politica favorável. O voto no PSD tem de ser conquistado com o mérito, com a confiança dos eleitores no partido, evitando gafes, escândalos, e saídas menos felizes dos seus dirigentes, mas também propondo alternativas a esta politica errática que foi de matriz “neo-liberal”, mas que agora parece “socializante” (muito embora o seja, fundamentalmente, apenas para os prejuízos da banca).

Enquanto essa alternativa de governo PSD não se torna realidade, e Manuela Ferreira Leite tem um árduo e longo trabalho à sua frente, sem que, para além de Rui Rio, se veja quem de forma credível a pode ajudar, temos de olhar para o discurso de ontem de Manuel Alegre (juntamente com o bloco), como sendo, no momento, a única forte alternativa ao governo de Sócrates, que, circunstancialmente, é também do PS.

Sem comentários: