quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Portugal... "Estancado".


Portugal, país belo com bom clima e boas praias, em que é um privilégio viver, no entanto, existe, pelo menos, uma questão misteriosa a merecer tratamento aprofundado e urgente. Trata-se de compreender qual é a causa dos repetidos insucessos nacionais.


Em geral, veja-se nomeadamente o que se passa com a economia “estancada” (como terá dito o Sr. Sócrates ao líder Venezuelano Hugo Chavez), ou ainda o desenvolvimento urbano caótico, a educação, a justiça, e a saúde, continuamente em estado de permanente ruptura e conflito entre agentes e governo.Quem segue os jornais e a televisão, lê e ouve coisas como os trabalhadores têm pouca produtividade, os empreiteiros são uns selvagens e constroem em todo o lado, os professores, juízes e médicos são uns malandros porque trabalham pouco e ganham muito. Verdade?


Contudo, longe desses “sound bites” lançados, podemos concluir que quem diz isso pretende, regra geral, instrumentalizar a opinião pública para depois implementar medidas para agredir essas classes profissionais, procurando obter maiores compressões salariais, redução de direitos, em suma, massacrar a classe média por forma a gerir as contas públicas e privadas de forma mais folgada.


E este é o modelo, não assumido, de gestão quer público, quer privado, que se pratica em Portugal.Porém os trabalhadores Portugueses que trabalham lá fora são sempre bem reputados, veja-se que até em alguns casos fazem fortuna e atingem cargos políticos de relevo, como em França ou nos Estados Unidos. Que se passa então? É notório que falta capacidade de liderança a este povo talentoso e com muita qualidade.


Este país que se soube democratizar, ainda não realizou que é preciso formar bons lideres, criar uma escola de liderança que forme moral e cientificamente gente capaz de comandar uma empresa com humanidade e rigor, ou de comandar um governo com honestidade e bom senso, ou ainda comandar uma câmara municipal com pragmatismo e sem favorecimentos. É que sem bons líderes, os melhores trabalhadores do mundo são incapazes de alcançar os resultados.

Felizmente que, noutros tempos, ainda chegamos ao Brasil e à Índia… Assim temos um bom termo de comparação.






Sem comentários: