
Segundo o barómetro da Sondagem SIC/Expresso/Rádio Renascença o PS continua a descer nas intenções de voto dos Portugueses. Segundo os dados deste mês, “se as legislativas fossem hoje, 40 por cento dos portugueses votariam nos socialistas, menos 1,8 por cento do que no mês passado, o pior resultado desde que o partido foi eleito com maioria absoluta”. Por outro lado, “o PSD foi quem mais subiu no último mês, com mais 4 por cento dos votos do que nos mês anterior, ficando, ainda assim, a 11 pontos de distância do PS”.
A estreia de Manuela Ferreira Leite no grupo dos líderes partidários é-lhe claramente favorável: 29 por cento deram nota positiva à nova líder do PSD e 29,7 responderam «nem boa, nem má». Esta é a realidade. Tudo mais é ficção para consumo interno maquinada pelo PS.
Há coisas que não permitem segundas leituras. O PSD, pela mão de Manuela Ferreira Leite está a capitalizar serenamente os votos dos eleitores, mesmo que, para grande desespero do PS de José Sócrates, não precise de monopolizar os órgãos de comunicação social, nem de grandes revoluções doutrinárias no âmbito da Social Democracia. É que no actual estado da Nação, ao principal partido da oposição basta, de forma sóbria e competente, mostrar aos Portugueses que é possível administrar a “coisa pública” sem lhes atirar para cima das costas todo o peso da quebra de expectativas que o actual governo sofreu, por já não ser possível seguir o rumo que José Sócrates tinha traçado…
Sem comentários:
Enviar um comentário